sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sherlock Holmes, em cartaz no pay-per-view da Net

Guy Ritchie queria ser Christopher Nolan. Eu tenho certeza disso. Não fosse assim, seu “Sherlock Holmes” não se pareceria tanto com “Batman Begins”. O vilão escondido, o uso do medo, as cenas de lutas, tudo remete ao primeiro filme de Nolan sobre o Cavaleiro das Trevas. Além da semelhança dos filmes, ainda há o fato de Ritchie ser muito mais uma grife hoje em dia, do que um diretor respeitado. Tenho certeza de que ele se ressente disso.
O filme não é bom. O roteiro, apesar de relativamente bem construído, fez uma escolha perigosa ao aproximar o personagem da ação pura, já que ao mesmo tempo em que moderniza a história, a fragiliza por colocar a perspicácia consagrada do detetive em segundo plano muitas vezes. Talvez por isso mesmo, não haja grandes surpresas no desenrolar da trama e ainda falhas no final. Onde já se viu passar dos esgotos ao topo de uma construção subindo UM lance de escada?! Talvez tenha sido a edição, o que de qualquer maneira é um mega furo.
A fotografia é correta apenas, valorizando o lado sombrio da Londres do século XIX, sem grandes novidades. Os atores se salvam. Robert Downey Jr. bem, caracterizando seu Sherlock “James Bond” Holmes cinicamente e sem excessos. Jude Law parece meio deslocado na hora da porradaria, mas como assistente intelectual se sai bem. Rachel McAdams, sem grande destaque.
As cenas têm planos comuns, enquadramentos óbvios, mas tudo com muita pompa, embalado pela trilha do manjadíssimo Hans Zimmer, que abusa dos temas grandiosos, como sempre. Nunca há espaço para momentos mais intimistas, passagens menos pretensiosas. A sensação é essa mesmo: pretensão pura. As coreografias das lutas são cópias de tudo: “Matrix”, “Batman Begins”, “O tigre e o dragão”, e por aí vai. O que se salva no filme são as piadas, e ninguém mais adequado a fazê-las do que Robert Downey Jr. A única bola dentro de Ritchie. Em anos! Muito pouco para um filme que foi anunciado como um dos melhores do ano. Quem disse isso, certamente gostou de “Avatar” e acha o U2 a maior banda de rock do planeta.

2 comentários:

  1. Aêee! Já estava achando que vc não ia postar esse. O que vc acha dos outros filmes do Madonno?

    ResponderExcluir
  2. Apenas 4 meses e meio depois eu respondo: gosto de "Jogos, trapaças...". Acho "Snatch" Tarantino demais e não vi outros. Ainda bem.

    ResponderExcluir